O que é Portfólio? Guia completo sobre como fazer e exemplos para criar um portfólio
O portfólio é uma compilação de materiais ou trabalhos desenvolvidos por um profissional (ou empresa) que demonstra suas habilidades, competências, qualificações e experiências. Um portfólio pode ser usado para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos.
Você se desenvolveu profissionalmente e agora quer divulgar o seu trabalho? Depois de ter se esforçado tanto para dominar sua área de atuação, agora é preciso divulgar seus serviços e causar uma ótima impressão para conseguir bons clientes, e é aí que entra o portfólio.
Mas você sabe o que é um portfólio? Trata-se de um material que ajuda não só na divulgação, mas também na valorização do seu trabalho.
Por isso, é essencial entender bem como se faz um portfólio e conhecer alguns conceitos de design que devem ser aplicados em sua montagem, de forma que ele realmente encante seu potencial cliente.
Este guia especial foi preparado para ajudar você a fazer um ótimo portfólio e ter sucesso na divulgação do seu trabalho.
O que é portfólio?
O portfólio é uma compilação de materiais ou trabalhos desenvolvidos por um profissional (ou empresa) que demonstra suas habilidades, competências, qualificações e experiências. Um portfólio pode ser usado para atrair clientes, fechar negócios, candidatar a empregos e outros fins acadêmicos.
Isso significa que o portfólio tem um objetivo diferente do currículo. No caso desse segundo, você o usa para se apresentar e ajudar uma empresa a conhecer seu perfil profissional. Já o portfólio, por outro lado, é uma coleção de amostras de trabalhos que você já realizou.
No caso de um fotógrafo, por exemplo, o portfólio será composto por fotos que foram tiradas em vários de seus trabalhos. Quanto ao de um redator, terá uma coleção de textos que ele já escreveu. Um designer, por outro lado, poderá apresentar artes que já tenha criado.
Conforme você verá neste guia, existem várias categorias de portfólios que podem ser usadas de acordo com diferentes objetivos profissionais, mas vamos começar comentando quais são os dois tipos de portfólio que você pode usar.
Os tipos de portfólio
Impresso
Há casos em que vale a pena recorrer a essa opção. Se você é arquiteto, por exemplo, e está visitando alguém que está interessado nos seus serviços, abrir o portfólio impresso e apresentar algumas amostras do seu trabalho pode causar um grande impacto no potencial cliente.
Mesmo que seja possível mostrar fotos em um tablet ou celular, a beleza de um portfólio impresso é marcante, e isso pode significar até mesmo fechar negócio imediatamente. Mas é importante lembrar que, caso você decida ter um portfólio impresso, não deve economizar na qualidade do papel e da impressão. Faça algo realmente profissional.
Digital
Esse tipo de portfólio tem várias vantagens:
- pode ser compartilhado facilmente;
- tem baixo ou nenhum custo;
- pode ser montado de modo relativamente simples no seu próprio computador.
Dependendo dos serviços que você presta, talvez nem mesmo faça sentido pensar em um portfólio físico. Designers e redatores web, por exemplo, têm um trabalho digital, logo, seu portfólio também precisa ser digital.
Na verdade, para qualquer pessoa que tenha um trabalho remoto, essa é a opção que faz mais sentido. Citamos agora há pouco o caso de um arquiteto que talvez precise apresentar um portfólio físico durante uma visita. Se esse mesmo profissional quiser divulgar seus trabalhos em plataformas de freelancers, o portfólio digital será essencial.
Basicamente, você pode montar um portfólio digital de duas maneiras.
O Portable Document File é universal, já que praticamente todo mundo tem um visualizador de PDF, como o famoso Adobe Reader. Esse tipo de arquivo pode conter inúmeras páginas, o que faz dele uma boa maneira de organizar as amostras do seu trabalho.
Se você é um expert dos programas de diagramação, produzir seu portfólio em PDF será o de menos. Por outro lado, se essa não é a sua área, saiba que você pode usar softwares gratuitos para fazer isso.
Por exemplo, o LibreOffice Writer, um editor de textos similar ao Microsoft Office, tem a função de exportar em PDF, de forma que você pode usá-lo para montar um portfólio bem bonito.
Plataformas online
O Behance é uma plataforma que pertence à Adobe e é a preferida dos profissionais criativos. Sua interface é clean e intuitiva, e é uma ótima maneira de divulgar seu trabalho.
Se você quer sair fora da caixa e surpreender quem deseja conhecer o seu trabalho como videomaker pode usar também um bom editor de vídeos online que permita uma edição simples a partir de templates exclusivos para criar o seu portfólio. A InVideo é uma plataforma feita exatamente para isso.
A plataforma Cargo Collective também é bem tradicional na área de criação de portfólios e tem a vantagem de ser simples e funcional.
Também vale citar o Google Sites, serviço gratuito da Google que ajuda você a criar, de forma intuitiva e rápida, uma página web que pode servir como portfólio.
Já o Rock Stage é oferecido pela Rock Content. Ele funciona em WordPress, que é um Content Management System (CMS), ou Sistema de Gestão de Conteúdos. Pode ser usado para criar blogs e sites e serve direitinho para montar um portfólio.
As funções básicas do WordPress são bem intuitivas. Mas, caso você queira se aprofundar, vale a pena fazer o curso gratuito WordPress na Prática, disponível na Rock University.
Até este ponto de nosso guia, já ficou bem evidente a importância de um portfólio e quais plataformas podem ser usadas para montá-lo. Agora você vai conhecer um passo a passo para fazer o seu e arrasar!
Como fazer um excelente portfólio
Em vez de sair copiando e colando seus trabalhos no portfólio de qualquer jeito, o melhor é fazer algo bem planejado. Na sequência, apresentaremos algumas dicas que vão ajudar bastante.
1. Defina seu objetivo
Tenha em mente qual é o objetivo do seu portfólio. Será que ele servirá para ajudar você a conseguir mais jobs de redação? Ou seu interesse é conseguir um emprego em uma agência de publicidade? Ou você é um estudante e quer registrar seu progresso a fim de avaliar seu desenvolvimento de tempos em tempos?
Se você tem uma loja, talvez queira fazer um portfólio para divulgar seus produtos. Caso trabalhe com fotografia, certamente quer apresentar amostras de fotos tiradas em casamentos, formaturas e outros eventos.
Assim, tenha em mente qual é o objetivo do seu portfólio, já que isso vai guiar você nas próximas etapas.
2. Escolha os seus principais trabalhos
O portfólio não deve parecer um diário, contendo inúmeras informações e fotos de todos os trabalhos que você já fez. É claro que, se você começou há pouco tempo, certamente terá poucos trabalhos para apresentar. Mas, se não for esse o caso, selecione os projetos dos quais você mais se orgulha.
Talvez você saiba que, no caso de um currículo, existe um princípio semelhante. Da mesma forma que recrutadores não estão interessados em toda e qualquer informação sobre você — e eles nem têm tempo para isso —, um portfólio deve ser objetivo em mostrar para seu potencial cliente o que você é capaz de fazer.
Por isso, um fotógrafo ou um arquiteto, por exemplo, devem separar as melhores fotos de seus principais projetos e incluí-las no portfólio.
3. O portfólio de quem nunca trabalhou na área
Se você acabou de terminar os estudos ou está mudando sua área de atuação, talvez ache que não tem nada para incluir no seu portfólio, mas não é bem assim.
Veja o que você pode colocar no seu portfólio:
- trabalhos de faculdade;
- projetos pessoais;
- serviços feitos para conhecidos, mesmo que você não tenha cobrado.
Entre as opções apresentadas, projetos pessoais têm a vantagem de dependerem só de você. Assim, você pode desenvolver seus próprios trabalhos e incluí-los no portfólio.
4. Apresente a pessoa que está por trás dos projetos
É claro que, para um recrutador ou um potencial cliente, verificar a qualidade do seu trabalho é muito importante. Acontece que a pessoa que está por trás daqueles projetos — no caso, você — ocupa um papel fundamental na negociação. Afinal, quem será contratado: você ou o seu portfólio?
Por isso, na montagem do seu portfólio, é bom criar uma sessão para se apresentar. Ela pode se chamar, por exemplo, “Sobre mim”, e conter informações sobre seu contexto profissional e suas qualificações.
Nessa página, você pode contar sobre como começou a trabalhar na área, incluir uma foto bem bonita do seu rosto e apresentar depoimentos de clientes. Essa é uma maneira de colocar o portfólio para andar de mãos dadas com o seu marketing pessoal.
Já que o leitor dessa página está considerando a possibilidade de contratar você, aproveite para inserir um CTA no fim do texto, incentivando o potencial cliente a contratar os seus serviços.
5. Aposte na simplicidade
Esse princípio se aplica tanto aos portfólios baseados em imagens quanto aos baseados em textos. No primeiro caso, deixar de lado a simplicidade pode resultar em um material poluído e feio, fazendo com que o potencial cliente não se agrade em olhá-lo.
No caso dos portfólios baseados em textos, pense no seguinte: ao pesquisar no Google, você provavelmente passa os olhos pela tela em busca de algum resultado que atenda às suas necessidades. Depois de encontrar o que precisa, você acessa a página e começa a ler o conteúdo.
Mas o que você faz ao perceber que o texto não é objetivo e fica dando voltas em vez de esclarecer logo o assunto? A maioria dos usuários fecha a página e continua procurando no Google. Você não quer que o recrutador ou o potencial cliente feche seu portfólio sem analisá-lo, não é mesmo?
Por isso, seja objetivo, levando em conta:
- a escolha das palavras — não tente usar palavras difíceis. Um dos segredos da boa comunicação escrita é o uso de palavras simples;
- a construção das ideias — não escreva frases que demandam um alto nível de concentração. Evite frases e parágrafos grandes, bem como inversões, intercalações e encadeamentos complexos de ideias.
6. Facilite a leitura e a navegação
Além de produzir um texto claro e objetivo, há outros fatores que influenciam a leitura do material, e um deles é a fonte — ou o tipo de letra. Nesse momento, talvez você se sinta tentado a deixar de lado as fontes tradicionais, como Arial e Times New Roman, a fim de usar uma fonte bem bonitinha e desenhada.
O problema é que isso pode causar estranheza, parecer extravagante e prejudicar a leitura e a compreensão. Por isso, escolha uma fonte bem sóbria e facilite ao máximo a tarefa de quem está avaliando o seu trabalho.
Para facilitar a navegação, imagine seu portfólio como um guarda-roupa. Esse móvel tem várias portas e gavetas, e todas as suas roupas e outros itens estão organizados de alguma forma que faça sentido.
De modo similar, crie categorias na página principal a fim de que o visitante navegue sem ter dificuldades para encontrar o que precisa. Isso significa que seu portfólio terá um modelo de navegação parecido com o de um website comum.
3 dicas de design para o seu portfólio
Mesmo que você não seja um profissional do design, é importante ter algumas noções da área, de modo que seu portfólio seja de bom gosto. Por isso, fique ligado nas dicas que separamos!
1. Criação da capa
Essa questão se aplica aos portfólios impressos e também aos digitais em PDF. Entretanto, o princípio também pode ser levado em conta ao criar a página inicial do seu portfólio online.
A não ser que você seja da área do design, não é preciso se preocupar tanto em fazer uma superprodução na capa. Por isso, use um layout simples e coloque seu nome e contatos, como email e telefone.
2. Qualidade das fotos
Leve em conta que seu portfólio será visualizado em diversos dispositivos, como notebook, desktop, celular ou tablet, e é importante que a visualização das fotos fique boa em qualquer um deles. Por isso, dê preferência a imagens com boa resolução.
Entretanto, não esqueça que, geralmente, quanto maior é a qualidade de uma foto, maior é o tamanho do arquivo, o que pode resultar em maior tempo de carregamento do portfólio online. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio, de forma que a experiência do seu potencial cliente não seja prejudicada na hora do carregamento do site.
3. Cores
Para escolher as cores que serão usadas no portfólio, é necessário ter, além de bom gosto, uma noção de como combiná-las. Para quem não é um expert do design, isso pode acabar se tornando uma tarefa difícil. Ainda bem que algumas ferramentas estão aí para nos ajudar!
Com a Palettable, você é guiado por um rápido e simples processo de definição de uma paleta de cores. Mas, se você quiser criar uma paleta que combine perfeitamente com uma foto que você já tem, a melhor opção é a Colorfavs. Nessa plataforma de funcionamento bem intuitivo, você faz o upload de uma imagem e descobre qual paleta de cores vai combinar melhor com ela.
Assim que você define a paleta, fica muito mais fácil aplicar as cores corretas nos elementos do seu portfólio.
Mantenha seu portfólio sempre atualizado
Por último, mas não menos importante, você deve manter seu portfólio digital sempre atualizado.
Assim que finalizar um novo projeto, aproveite para atualizar o portfólio e divulgar o trabalho nas redes sociais. Quando mais visibilidade, melhor.
E não esqueça dos projetos antigos. Eu, por exemplo, volta e meia dou um “tapa” na apresentação de algum job que já estava presente em meu portfólio, seja por ter conseguido algumas fotos reais da aplicação da identidade visual, ou encontrado aquele mockup que estava faltando.
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